Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

22 Como remover espaços em branco no Excel

Como excluir espaços em branco no Excel. É pratica comum realizar cálculos e análises em valores adquiridos de outra fonte de dados. Ao copiar e colar dados de uma tabela da Web, por exemplo, os valores podem vir com espaços indesejados que interferem no resultado das fórmulas. Uma solução para este problema é utilizar a Função Arrumar para de forma simples, sem a necessidade de deletar manualmente, remover os espaços em branco. Saiba como.



Como funciona a Função Arrumar no Excel


A Função Arrumar remove os espaços indesejados de uma sequencia de caracteres de texto exceto os espaços únicos entre palavras.

Sintaxe: =ARRUMAR(texto)

  • texto: é o texto que contém os espaços para serem removidos.

Como retirar espaços em branco no Excel:


A figura abaixo representa uma planilha com valores provenientes de uma importação de base mal realizada.


1 - Considerando o exemplo acima digite na célula B2 a fórmula: =ARRUMAR(A2)


2 – Em seguida arraste a fórmula para baixo da coluna.


3 – Então copie os valores corrigidos que estão na Coluna B, vá até a célula A1 e, com o botão direito do mouse, clique em COLAR ESPECIAL > VALORES. Após colar, apague o conteúdo da Coluna B.

Quando houver a necessidade de remover todos os espaços em branco entre os caracteres, inclusive os espaços simples entre palavras, pode-se utilizar alternativamente a Função Substituir.


O Excel é uma ferramenta muita prática que, com o conhecimento de algumas funções agregado há um pouco de criatividade pode resolver grandes problemas com pequenas soluções.

É proibido a reprodução parcial ou integral dos artigos deste blog. Copiar na íntegra qualquer conteúdo aqui publicado, implica em crime previsto no Código Penal


E você, em quais situações já usou a Função Arrumar? Compartilhe suas dicas e exemplos conosco usando os comentários ou redes sociais abaixo.

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

22 comentários :

  1. A formula funcionou"quase" perfeitamente, mas no meu caso, ao fim da aplicação da formula, ainda restou, em todos as celulas, 2 espaços a esquerda, ou seja, só eliminou parcialmente, não todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente o Excel está se perdendo devido ao tipo de dados de célula e deixando um espaço duplo antes da string. =SUBSTITUIR(A1;" ";"") após isso copie o conteúdo da célula A1 e, com o botão direito do mouse, clique em colar especial -> valores. Abraços!

      Excluir
  2. Sr. Ricardo, boa noite, tentei tirar espaço a direita da planilha excell com os números formatados em texto, usei a função que indicou de SUBSTITUIR(A1;" ";"") e o número e copiado e quando converter a formula em valores o espaço continua no lado direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanuza, tente usar a Função Arrumar =ARRUMAR(A1) depois copie a célula e em outro local colar especial > valores. Deve resolver o seu problema. Abraços!

      Excluir
  3. Ola Ricardo poderia me ajudar? Tenho uma planilha gigante importada com numeros de telefone e preciso tirar o espaco entre os numeros tipo
    03 9629 7788 deve ficar 0396297788. Sao milhoes de dados ficaria muito grata se me orientasse em ingles pq meu excel nao tem traducao para o portugues. abs. Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karina! Para remover todos os espaços em branco entre os numeros no Excel você deve utilizar a Função Substituir ou SUBSTITUTE em inglês. A sua fórmula deve ficar assim:

      =SUBSTITUTE(A1;" ";"")

      Observe que no primeiro par de aspas existe um espaço entre elas, já no segundo par de aspas não existe espaço. Faça exatamente desta forma e arraste para as células abaixo que irá funcionar! Muito obrigado pela sua visita. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Ricardo, essa fórmula me ajudou muito no trabalho, pois tinha muitos dados a serem alterados e necessitava da remoção dos espaços. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!
      Parabéns!! ����������������

      Excluir
  4. Oi Ricardo nem te agradeci desculpe!!! Voce me ajudou muiiiiitooooo! E parabens pelo pronto atendimento,nao imaginei que seria tao rapido. Nao consegui ver todo o conteudo do site por isso te pergunto se voce provem ou pode me indicar um curso on line de excel. Trabalho muito com planilhas e preciso ir para o avancado. Ah ja me cadastrei tb no site. Cheers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, fico contente em saber que a solução proposta funcionou. Quanto ao curso, tenho uma parceria com o Gerson Viergutz que é um excelente profissional da área de Excel. Ele desenvolveu um curso de Excel totalmente online distribuído em 7 módulos. Vale a pena você conferir para ver se lhe atende: Segue o link: http://goo.gl/xUJ0ID

      Excluir
  5. Ah outra coisa como posso aprender em portugues e traduzir para o ingles (pois o excel q uso e em ingles)? No exemplo na formula acima que vc me deu por exemplo nao funcionou com ;(ponto virgula) e sim so com ,(virgula)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, eu estava te devendo esta resposta! No Excel em Inglês você irá sempre usar virgula (,). Ja no Excel em Português você sempre irá usar ponto e vírgula (;). Eu desenvolvi uma planilha online Para traduzir as fórmulas do inglês para o português e vice-versa. Você pode usar sempre que precisar! Copie e cole no seu navegador o link abaixo:

      ➡️ https://goo.gl/cKKIef

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Perfeito em espaços duplicados entre nomes e após o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rodrigo! Obrigado pelas observações! É muito bacana receber feedbacks como o seu! Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá Ricardo!
    Estou utilizando a função "cont.se" para contar nomes de bairros, porém só consigo aplica-la quando o nome é simples, não dando certo em nomes compostos, ex:=con.se(f4:f4994;"Vila Maria") = 0, =cont.se(f9:f4994;"Penha") = 184.
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio! Pelo que verifiquei a sua fórmula está correta. Deve-se usar da forma como está abaixo:

      =CONT.SE(F4:F4994;"VILA MARIA")

      O que pode estar ocorrendo é a presença de "espaços" antes ou depois do nome do bairro. Você chegou a verificar esta possibilidade?

      Excluir
  8. NÃO CONSIGO REMOVER - ESPAÇO ANTES E DEPOIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, a função ARRUMAR serve para retirar espaços em branco no início e final de valores de células. Não funcionou para você? Abraços!

      Excluir
    2. Olá, sou nova aqui. e também não funcionou. Usei Substituir e arrumar. Tenho os nomes de municípios e há 1 espaço antes deles. com o Substituir acabou ficando junto os nomes compostos.

      Excluir
  9. Bom dia preciso arrumar uma planilha que tem vários numeros assim 034 999722874
    preciso que eles fiquem assim 34999722874 sem o zero e sem o espaço, tentei usar a função arrumar não deu certo e nem a função substituir por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você precisa remover o zero à esquerda e os espaços de uma cadeia de números no formato "034 999722874" para que fique "34999722874", você pode usar uma combinação das funções "SUBSTITUIR" e "SUBSTITUIR". Aqui está um exemplo de como fazer isso:

      Suponha que você tenha o número no formato "034 999722874" na célula A1. Você pode usar a função "SUBSTITUIR" para remover os espaços:

      B1: =SUBSTITUIR(A1; " "; "")

      Isso substituirá todos os espaços em branco por nada, efetivamente removendo-os da cadeia de texto. O resultado será:

      B1: 034999722874

      Agora, você pode usar a função "SUBSTITUIR" novamente para remover o zero à esquerda:

      C1: =SUBSTITUIR(B1; "0"; "")

      Isso substituirá todos os zeros por nada, removendo-os da cadeia de texto. O resultado final será:

      C1: 34999722874

      Dessa forma, você obterá o número sem o zero à esquerda e sem os espaços adicionais. Certifique-se de que as células B1 e C1 estejam formatadas como texto para preservar o formato original do número.

      Excluir

Comentário(s):